REGRAS DE SUBMISSÃO

Data limite para recebimento de resumos: 02 de maio de 2022

Prorrogado para 09 de maio de 2022

Divulgação do resultado da avaliação: 02 de junho de 2022

Data limite de envio do template do pôster digital – 13 de junho de 2022

Regras e Instruções para Submissão de Temas Livres

1- As submissões dos temas livres serão feitas exclusivamente através do sistema eletrônico da Sociedade Mineira de Cardiologia, no endereço www.congressosmc.com.br. Faça inicialmente a sua inscrição no Congresso. Não é possível postar o trabalho sem antes se inscrever. Após a finalização da inscrição estará disponível na sua área do inscrito o menu TRABALHOS. Não limitação de envio de trabalhos por CPF.

2- A submissão no sistema eletrônico implica na aceitação das regras de submissão, julgamento, apresentação, premiação e no compromisso da apresentação;

3- Data limite para recebimento de resumos: As submissões encerrarão às 19h00min de 02 de maio pelo horário de Brasília;

4- O autor deverá realizar um cadastro junto ao sistema de submissão da SMC, contendo seus dados pessoais, endereço de correspondência (físico e eletrônico) e CPF. É obrigatório o cadastro do nome completo, CPF, instituição e e-mail de todos os coautores do Tema Livre.

5- Solicita-se fazer o login e preencher os campos que aparecerão sucessivamente até a finalização do processo.

6- Serão solicitadas informações relevantes quanto ao estudo que está sendo submetido.

1- Tipo de estudo

2- Área de atuação

3- Categoria do estudo

6.1- Tipo de estudo (se relato de caso ou tema livre):

6.1.1- Para os relatos de caso, será permitida a participação de até 02 (DUAS) Instituições por trabalho, um autor principal e outros cinco coautores (total de seis autores). O primeiro autor do relato de caso tem que ser médico; Acadêmicos poderão postar série de casos, tendo como obrigatoriedade ter um médico orientador.

6.1.2- Para os temas livres, será permitida a participação de até 03 (três) Instituições por tema, um autor principal e outros nove coautores (total de dez autores);

6.2- Área de atuação: selecionar a subcategoria: “iniciação científica”; “médico residente” ou “pesquisador”.

6.2.1- Área médica: Profissionais médicos e acadêmicos de medicina deverão selecionar e comprovar uma das 03 (três) subcategorias no momento da inscrição no sistema:

A-  Iniciação científica: comprovar condição de aluno de graduação em medicina;

B-  Médico residente: comprovar condição de residente ou especializando em Cardiologia;

C-  Médico pesquisador: médico que não atenda as condições de acadêmico ou residente ou especializando

6.2.2- Área não médica: Profissionais não-médicos deverão selecionar e comprovar uma das 05 (cinco) subcategorias no momento da inscrição no sistema:

A – Fisioterapia em Cardiologia,

B – Enfermagem em Cardiologia,

C -Nutrição em Cardiologia,

D – Psicologia em Cardiologia,

E – Educador Físico em Cardiologia;

6.3- Categoria do estudo

Na área médica, o autor deverá selecionar uma das 15 (quinze) categorias disponíveis. Escolha atentamente aquela que mais se relaciona com o fundamento do estudo:

  1. Arritmias, Eletrocardiografia e Eletrofisiologia
  2. Aterosclerose, Dislipidemias e Prevenção Cardiovascular
  3. Cardiologia do Esporte, reabilitação e ergometria
  4. Cardiologia Intervencionista
  5. Cardiopediatria
  6. Cirurgia Cardiovascular, Doenças da Aorta e Arterial Periférica
  7. Hipertensão Arterial
  8. Métodos Diagnósticos por Imagem
  9. Doença Arterial Coronária
  10. Cardiogeriatria
  11. Emergências Cardiovasculares
  12. Valvopatias
  13. Insuficiência Cardíaca, Cardiomiopatias e Doenças do Pericárdio
  14. Ciências Básicas e Epidemiologia
  15. Cardiologia da Mulher

7- Não serão aceitos trabalhos de revisão, exceto as meta-análises;

8- O sistema permitirá o máximo de 2.500 caracteres. É possível copiar o documento a partir de outro programa (geralmente do Microsoft Word). Prestar atenção para eventuais perdas de formatação. Será possível inserir até 03 (três) figuras por trabalho. As tabelas poderão ser criadas dentro do próprio sistema de cadastro dos trabalhos ou importadas do Microsoft Word. Os gráficos devem ser inseridos em formato de figuras. As figuras, espaços e tabelas contam como caracteres.

9- Trabalhos com identificação da instituição ou do autor no título ou corpo do texto serão EXCLUÍDOS;

10- Os trabalhos deverão ser apresentados de forma estruturada:

10.1- Os Temas Livres deverão ser estruturados com introdução e/ou fundamentos, métodos, resultados, discussão e conclusões. Referências bibliográficas são opcionais;

10.2- Relato de caso clínico e séries de casos com até 3 pacientes devem ser estruturados com introdução, descrição do caso (contendo história clínica, exame físico, exames complementares e condutas adotadas) e conclusões;

11- Os trabalhos devem ser enviados, obrigatoriamente, na língua portuguesa. Se aprovados, também devem ser apresentados na língua portuguesa. Trabalhos em outras línguas não serão julgados e serão desclassificados automaticamente;

12- Ao final do texto o autor poderá SALVAR o texto digitado podendo realizar modificações até a data limite estipulada de envio.

13- Ao submeter o Tema Livre os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética em Pesquisa em Animais;

14– Os Temas Livres serão submetidos ao julgamento cego de no mínimo três membros da Comissão Julgadora de Temas Livres, e a nota final será a média aritmética entre as notas atribuídas. Não caberão recursos. As notas não serão divulgadas. A Comissão Científica reserva o direito de solucionar eventuais controvérsias surgidas no processo de julgamento;

15- Os trabalhos deverão ser inéditos, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em outros eventos nacionais ou internacionais.

16- Haverá duas modalidades de apresentação dos trabalhos enviados, oral e pôster digital.  Os trabalhos escolhidos para compor uma ou outra modalidade será determinado pela Comissão Julgadora, conforme a pontuação obtida no julgamento.

16.1- Serão escolhidos os 10 melhores trabalhos para apresentação como tema livre oral em horário destinado a esse fim no Congresso (atividade inserida na grade do Congresso). Cada trabalho terá 8 minutos de explanação e 4 minutos de discussão entre os moderadores e o apresentador do trabalho.

16.2- Todos os outros trabalhos aprovados na categoria Pôster serão expostos e apresentados em formato de pôster digital na Área de Pôsteres do Congresso;

17- O trabalho aprovado deverá ser apresentado pelo primeiro autor ou por um dos coautores. O autor que for apresentar o trabalho deverá estar obrigatoriamente inscrito no Congresso.

18- O resultado do julgamento será informado através do e-mail cadastrado no sistema de envio de Temas Livres e publicado na página do Congresso: www.congressosmc.com.br;

19- As orientações quanto às apresentações dos Temas Livres aprovados serão disponibilizadas na página do Congresso e deverão ser verificadas pelos autores;

20– Os trabalhos aprovados como pôster digital deverão ser enviados no template específico, até dia 13/06/22. Isto será feito pelo sistema na área do inscrito. O desrespeito a este prazo poderá prejudicar a inclusão do trabalho na programação de apresentação.

21– A apresentação dos Temas Livres será feita durante o Congresso para a Comissão Julgadora de Temas Livres. Cada trabalho será avaliado por 01 (um) a 03 (três) julgadores distintos, de acordo com o tipo de apresentação e categoria do Tema Livre. A nota final obtida pelo Tema Livre não será informada. A Diretoria da SMC e Comissão Científica reservam o direito de solucionar eventuais controvérsias surgidas no processo de julgamento;

22– Seguindo as normas da SBC, será passível de punição o primeiro autor do Tema Livre cujo trabalho aprovado não for apresentado por ele ou por qualquer um dos outros coautores (conforme item 19), e não encaminhar justificativa justa e relevante para a sua falta e a dos outros coautores à apresentação. A Diretoria da SMC e a Comissão Científica reservam o direito de decisão sobre esta punição;

23– PREMIAÇÕES – Os Temas Livres aprovados serão analisados de modo criterioso pela Comissão Julgadora e concorrerão à premiação de:

Os dois primeiros melhores Temas Livres Orais do 31° Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia (1º e 2º apenas) receberão um certificado especial e uma inscrição gratuita para o 32° Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia, prêmio este intransferível;

24- Será fornecido 1 (um) certificado a cada Tema Livre aprovado e apresentado, onde constará a categoria de apresentação (Pôster ou Oral), o título do trabalho e o nome de todos os autores.

25- Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail cardiologia@atmaeventos.com.br ou (31) 2510-1012/99878-9739 – de 12h00 às 18h00.

Agradecemos a sua participação.

Henrique Patrus Mundin Pena
Luiz Guilherme Passaglia
Bárbara Campos Abreu Marino

Coordenadores da Comissão de Temas Livres do 31° Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia

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Realização

Organização